terça-feira, 13 de maio de 2008

Crise Alimentar


Mais de 300 milhões de pessoas em risco de morrer à fome!!!


Retirar comida da boca dos pobres para "enfiar" nos depósitos dos carros dos mais ricos, está a provocar uma crise alimentar sem precedentes. A grande procura do biodiesel, devido ao elevado preço do crude, é uma das principais causas da calamidade. O Banco Mundial, já revelou que a crise dos alimentos já afecta 100 milhões de pessoas e se não solucionarem o problema rapidamente passará para 300 milhões, o numero de pessoas afectadas


E de quem é a culpa?

Desde o milagre económico Chinês e Indiano, escassez de milho provocada pelo biodiesel, ao aproveitamento e especulação de preços que as industrias do ramo alimentar, grande crescimento populacional (lembremos das teorias Maltusianas), politicas de ajudas ao mais pobres...entre outras, as causas são muitas e as soluções muito poucas.

Parece que os se interessam pelo problema, mas numa de "tapar o sol com a peneira" e continuam neste ciclo vicioso em que quem sofre são os "Cristos de sempre"


Mas a Crise não é para todos, as grandes multinacionais agro- alimentares registam lucros inéditos. A Cargill, viu os seu lucros subirem em 86% no primeiro trimestre de 2007 e muitas mais multinacionais do sector vêem os seus cofres a encher, estando o Mundo atravessar uma crise alimentar mas também uma crise de valor em que a imoralidade se sobrepõem a qualquer outro valor. "a fome do mundo é a nova fonte de lucros do grande capital financeiro, e os seu lucros aumentam na mesma proporção que ela"1


Três Soluções parecem plausíveis para se minorar a crise:

1- Mudar a politica de Ajudas aos Países Pobres- o mundo ocidental deve dar acesso a sementes de elevada produção e melhores fertilizantes, de forma a estes países massificarem a exploração agrícola e satisfazerem as necessidades internas, bem como exportarem os próprios produtos. Basta das migalhas que os "ricos" enviam para os países pobres. Criem condições para que estes ganhem pernas para andar. A vontade dos países ricos em manter os pobres ainda mais pobres continua mascarada pela falsa solidariedade que praticam.


2- Acabar com os subsídios ao Biodiesel- pagar para que os agricultores encham os depósitos dos carros com produtos agrícolas tem resultados desastrosos. Existem outras plantas, não alimentares, para além do milho, para aplicar na produção do biodiesel. Entendemos que o mundo precisa de formas alternativas de energia, mas a humanidade tem direito alimentação.


3- Maior protecção para as alterações climáticas- a construcção de reservatórios de água nos países afectados pelas secas pode fazer a diferença(...) .

As alterações climáticas continuam afectar colheitas de cereais (Canadá e Austrália)


A revolta contra a fome é mais um aviso contra as consequências da destruição do bem estar dos povos para benefício de um pequeno grupo de países...o capitalismo global tem que se sujeitar a novas regras que não as que ele criou





1- Boaventura de Sousa Santos

Sem comentários: